Hipercloridria (excesso de ácido clorídrico no suco gástrico) - traducción al
Diclib.com
Diccionario en línea

Hipercloridria (excesso de ácido clorídrico no suco gástrico) - traducción al

Cloreto de hidrogênio; HCl; Cloreto de hidrogénio; Ácido cloridrico; Ácido hidroclórico; Ácido muriático

ácido muriático         
(хим.) соляная кислота
ácido clorídrico         
хлористоводородная [соляная] кислота
ácido muriático         
хлористо-водородная кислота, соляная кислота

Definición

ДЕ-ЮРЕ
[дэ, рэ], нареч., юр.
Юридически, формально (в отличие от де-факто).

Wikipedia

Ácido clorídrico

Ácido clorídrico ou ácido muriático é um sistema químico inorgânico incolor com a fórmula H2O:HCl. O ácido clorídrico tem um cheiro característico e pungente. É classificado como fortemente ácido e pode atacar a pele em uma ampla faixa de composição, uma vez que o cloreto de hidrogênio praticamente se dissocia completamente em solução.

O ácido clorídrico é o mais simples sistema de ácido à base de cloro que contém água. É uma solução de cloreto de hidrogênio e água e uma variedade de outras espécies químicas, incluindo íons hidrônio e cloreto. É um importante reagente químico e químico industrial, utilizado na produção de policloreto de vinila para plásticos. Nos agregados familiares, o ácido clorídrico diluído é frequentemente utilizado como agente de descalcificação. Na indústria alimentar, o ácido clorídrico é utilizado como aditivo alimentar e na produção de gelatina. O ácido clorídrico também é usado no processamento de couro.

O ácido clorídrico foi descoberto pelo alquimista Jabir ibne Haiane por volta do ano 800 DC. Foi historicamente chamado acidum salis e espíritos de sal uma vez que foi produzido a partir de sal de rocha e "virulência verde" (de sulfato de ferro (II)) por Basilius Valentinus no século XV e mais tarde a partir do quimicamente semelhante sal comum e ácido sulfúrico (por Johann Rudolph Glauber no século XVII). O ácido clorídrico livre foi formalmente descrito pela primeira vez no século XVI por Libavius. Mais tarde, foi usado por químicos como Glauber, Priestley e Davy em suas pesquisas científicas. A menos que seja pressurizado ou resfriado, o ácido clorídrico se transformará em gás se houver cerca de 60% ou menos de água. O ácido clorídrico é também conhecido como cloreto de hidrónio.